quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Daquelas coisas que em não sendo connosco, ficamos a pensar nelas com um amargo de boca, um sentimento de tristeza e um desejo secreto que nunca nada disto nos aconteça a nós

Ontem fiquei a saber de uma notícia que me deixou um pouco triste, e me fez mais uma vez constatar que nós não controlamos rigorosamente nada nesta vida.
Conheço um casal que namorava desde os meus tempos da escola secundária. Casaram e viviam felizes até decidirem ter filhos. Estiveram anos e anos a tentar, sem sucesso. Chegaram a comentar que não percebiam o que se passava, porque nem ela, nem ele, demonstravam problemas de saúde nos exames. A relação começou a ficar muito desgastada e divorciaram-se no início deste ano. O rapaz entretanto conheceu outra pessoa há poucos meses, e qual não é o meu espanto, fiquei a saber que a nova namorada está grávida. Sei que a ex mulher está triste e não consegue compreender o que falhou.
E eu fiquei com um amargo de boca que não consigo explicar. Não por ele ter refeito a sua vida, nada disso, desejo-lhe felicidades e tenho a certeza que ela também. Mas por não terem conseguido, por não terem tido essa "sorte" quando estavam juntos, e tudo isto me faz pensar que esta merda é simplesmente aleatória ou então realmente há um plano maior qualquer e nós só podemos tentar sobreviver da melhor forma.

3 comentários:

LP disse...

É uma situação lixada. E de facto é daquelas coisas que esperamos mesmo que não aconteça connosco.

Portuguesinha disse...

É aleatória. E é injusta. Isso será sempre. Têm filhos muitos que não merecem, outros desejam ter filhos e não conseguem mas também nem os mereciam, ou o contrário...

Pena é o casal não ter conseguido manter o amor se este não gerasse um filho. Por vezes são os genes em conjunto - a ciência ainda não sabe tudo. assim como existem genes que, juntos, geram uma criança com uma rara condição genética que lhe causa uma doença rara e mortífera, existem genes que, juntos, demoram a se misturar e a gerar vida. QUalquer dos dois casos são raros. Saiu a esse casal a raridade. Mas antes a segunda (penso eu), que a primeira.

Porém lamento que ele já tenha refeito a vida tão depressa e já prestes a ser pai. A mulher demora mais a refazer-se de uma separação - julgo eu. E quando mete o desejo da maternidade então, nem se fala! Para eles nunca é tarde demais e é sempre fácil. Podem fazer várias tentativas, vários "depósitos". A mulher não é assim e estar à espera de um filho é algo muito físico que mexe com as hormonas e o estado de espírito e da saúde. O homem, por muito que deseje, não sabe o que isso acarreta.

Mas se ela conseguir ser pratica, faz o mesmo que ele e parte para outra. Tem a criança se a desejar e nem se devia importar com um casamento. As mulheres, creio eu, mais tarde ou mais cedo, concluem que os parceiros não são a coisa mais importante das suas vidas e que nem para criar os filhos precisam verdadeiramente deles. Mas aqui já estou a ser um tanto radical.

Sofia disse...

Infelizmente é algo demasiado frequente... casais de anos que simplesmente não conseguem ter filhos.
Em tempos li que isso não significa que algum deles tenha problemas de fertilidade. Muitas vezes apenas significa que biologicamente não são o par ideal e por isso não conseguem conceber.
Enquanto até há "pouco tempo" não tínhamos interferências que nos impedissem que escolhêssemos o nosso par ideal, hoje em dia as interferências são demasiadas.
Basta pensarmos no perfume que usamos ou na toma da pílula. Tudo isso interfere com as nossas características e com o nosso poder de decidir qual o nosso parceiro(a) ideal.
Por isso, de uma forma muito racional, o que relatas não me choca. Provavelmente foi isso que aconteceu... e quando ela refizer a sua vida amorosa e decidir tentar ter um filho, provavelmente também terá facilidade em engravidar com o novo parceiro.

Até lá, muita força para ela! (eu sei o que isso é... eu passei por algo semelhante)