domingo, 23 de março de 2014

O cúmulo no atendimento ao cliente

Por motivos profissionais, tive de me deslocar a uma loja Optimus, de modo a conseguir tratar do pacote empresarial da minha nova entidade patronal.
Não esperei muito tempo, e fui atendida por uma rapariga que aparentava ter aproximadamente a minha idade. Expliquei-lhe ao que ia, disse-lhe que era nova na empresa, não conhecia os serviços actuais, não conhecia as condições, e precisava de orçamentos para um maior nível de serviços. Refira-se que a dita funcionária me atendeu com a verdadeira cara de frete (ou de cu...), durante todo o tempo em que lá estive. Há gente que simplesmente não nasce para o atendimento ao público. Entretanto, a rapariga pediu-me uma informação relativa à empresa, e enquanto eu procurava a informação, ela apressa-se a ir ao facebook. Sim, o computador está virado para ela, mas o que ela pelos vistos não tem em mente, é que as paredes são de vidro espelhado, ou seja, dá perfeitamente para que o cliente se aperceba que a página aberta foi a do facebook, e não uma qualquer ferramenta de trabalho. Achei logo aí excelente.
No final de contas, não me deu as informações que eu precisava. Pelos vistos, para um cliente empresarial ser atendido, as propostas têm de ser feitas por não sei quem, e isso, claro, leva tempo, não sei quantos dias, ou não estivéssemos em Portugal (isso é outra coisa que eu não percebo, como é que não se consegue tratar de nada no imediato, mas pronto...). Aliás, a fulana até ironizou comigo quando eu lhe manifestei que pensava que conseguiria sair dali com orçamentos. Pena ninguém ter visto o ar de gozo que me dirigiu, pouco faltou para se rir na minha cara.
E pronto, foi mais uma maravilhosa experiência neste mundo vasto que é o atendimento ao cliente.

Nota futura para todos os funcionários que pertencem ao atendimento ao público: por favor, durante o atendimento, não se ponham a navegar no facebook. Muito menos se o cliente conseguir perceber claramente o que estão a fazer. Dá má imagem vossa, claro, mas também da empresa onde trabalham.

4 comentários:

Imperatriz Sissi disse...

Que lata!

Portuguesinha disse...

Normalmente nessas grandes empresas o acesso a determinadas páginas na internet está automaticamente interdito pelo sistema. Normalmente só podem aceder a páginas relacionadas com a função.

cinquentinha disse...

Facebook ? OMG -.-

GATA disse...

O atendimento ao cliente, seja por telefone, e-mail, ou presencial é cada vez pior... Eu perguntou-me como é que as empresas se aguentam quando o primeiro contacto/impacto é tão negativo???