sábado, 29 de março de 2014

A problemática dos jantares de grupo

Já por aqui disse que não sou pessoa de grandes multidões. Sou demasiado independente para estar sempre a fazer o que o "grupo" quer, às horas que o "grupo" quer. Gosto de andar ao sabor da minha vontade. Sim, eu sei, sou um bocado egoísta nessas coisas e cada vez menos tenho paciência para fretes. Simplesmente não os faço.
Assim sendo, há um conjunto de situações que me tiram um bocadinho do sério, e uma delas são os afamados jantares de grupo. Não falo de jantares com 2 ou 4 casais amigos. Falo de jantares com 20, 30 pessoas. Grupos grandes. 
Ora, eu, para além de independente, sou pontual e gosto que os outros também o sejam. Impossível num jantar de grupo. Já vos deve ter acontecido terem um jantar a começar às 21h e não pegarem nas entradas antes das 22h30. E isso irrita-me. Porque se o jantar está marcado para as 21h, entre as 20h50 e as 21h eu estou lá. O problema é que há sempre alguém que se atrasa. E quando digo alguém, já cheguei ao cúmulo de ter um jantar às 21h, eu ter chegado a essa hora, e as pessoas só terem começado a chegar às 22h. Sim, estive uma hora à seca, sozinha, com os funcionários do restaurante a olharem de lado para mim.
Tive outro jantar de grupo em que este supostamente já começava às 22h, precisamente para as pessoas não se atrasarem tanto, e eis que ficámos, eu e outros pobres coitados, à espera até às 24h, sendo que os funcionários do restaurante ameaçavam já não servir (e com toda a razão). 
Desta forma, quando me falam de jantares de grupo eu até fico com suores frios. Porque ninguém chega a tempo. Porque nunca se come a horas decentes e raramente se come em sítios decentes, pagando-se balúrdios. Eu, por exemplo, não gosto de vinho. Nestes jantares, já se sabe que há vinho a rodos. E as pessoas não têm propriamente muita atenção ao que gastam nestas alturas, pelo que pedem dos vinhos mais caros da lista. Eu, que bebi duas coca colas a noite toda, lá pago o vinho a dividir por todos, porque também fica mal ser forreta e fazer a desfeita.
Conclusão: jantares de grupo, para mim, significam ficar tempo à seca, comer não raramente mal, pagar balúrdios e ir insatisfeita para casa.
Por esse motivo, quanto mais me puder livrar destes jantarzinhos, mais o farei. Jantares de grupo, longe!

3 comentários:

Imperatriz Sissi disse...

Ó Bomboca, eu concordo tanto mas tanto que não imaginas. Anti frete como eu sou, tudo o que envolva amigo a empatar amigo (grandes jantaradas ou pior, viagens) tira-me do sério. A dica para correr menos mal é marcar para as 8h30, sabendo que antes das nove e picos não chega ninguém.

GATA disse...

Não gosto de jantares de grupo pelas razões que referes; e também porque durante anos organizei os jantares de vários grupos de amigos e no fim havia sempre chatice... até que, um dia, eu chateei-me e nunca mais organizei!

Actualmente, jantares com mais de meia dúzia de gente é uma multidão para mim!

C*inderela disse...

Na sexta-feira tive um jantar de aniversário surpresa, a aniversariante chegou primeiro que os convidados! Só estava lá eu, o marido e a melhor amiga há espera, o resto chegou depois. Nem comento o quanto eu adoro esperar ...