terça-feira, 30 de julho de 2013

A percepção que os outros têm de nós e os rótulos que nos colocam

Hoje, li no Shiuuuu o segredo de uma rapariga que dizia que por mais características que ela tenha e por mais que ela alcance na vida, será sempre "a gorda".
E pensei em todos os rótulos que os outros nos colocam. Rótulos muitas vezes injustos, desprovidos de personalidade. Como "a gorda", "a magra", "a raptada", "a que tem a mania", "a queridinha dos professores". Já tive todos estes rótulos. E suponho que actualmente tenha de alongar esta lista, acho que já me acrescentaram mais alguns.
E por saber o peso dos rótulos, nunca rotulei ninguém. Todos temos uma personalidade própria que é muito mais que o nosso aspecto físico ou uma determinada característica em particular. Mas as pessoas adoram rotular. Adoram chamar coisas aos outros. Lembro-me de situações em que eu referia o nome de pessoas e as outras nem estavam a ver quem era, só pensavam no rótulo que tinham atribuído a essa pessoa.
E depois aqueles olhares fanfarrões, os risinhos que fundo quando a pessoa alvo dos rótulos passa... Enfim, nunca gostei disso. Mas se isso me incomodava na infância, nem sei o quanto me incomoda agora, em que as pessoas são adultas mas comportam-se como se ainda andassem na primária.
Saiam do vosso casulo de caca e aprendam a respeitar e a valorizar os outros porra!

3 comentários:

S* disse...

É muito triste a forma redutora como avaliamos os outros pelo físico.

C*inderela disse...

Quando as pessoas adoram embirrar e não sabem como, falam mal com base no físico!

Bjokas.

GATA disse...

Infelizmente vivemos numa sociedade de imagem: se não fazes parte dos padrões impostos pela dita, estás lixada!