quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

O Natal e a minha adorada família

Até este ano, eu e Bomboco optávamos por jantar cada um na sua família de origem, sendo que passávamos todo o dia e toda a noite juntos, ora numa casa da família, ora noutra. Apenas nos separávamos para jantar.
Ora, este ano vamos fazer diferente. Decidimos que íamos jantar na minha sogra, e depois iríamos almoçar no dia seguinte na casa da minha avó, sendo que durante os dois dias, íamos alternando, como sempre fizemos, entre as duas casas.
Bem, acontece que na casa da minha avó há sempre pessoas desagradáveis da minha família que também passam lá o Natal, pois a pessoa em questão não tem outro sítio para onde ir. Apenas e só por isso. Falei dessa pessoa neste post.
Tendo em conta o que aconteceu no nosso casamento, eu e o Bomboco atingimos o nosso limite de paciência para com referida personagem, e dissemos à minha avó que se a pessoa fosse lá estar, nós não iríamos. Deixámos isso bem patente. A minha avó primeiro tentou dissuadir-me, que não podia ser assim, que ele não tinha mais ninguém, etc, mas eu e Bomboco estamos irredutíveis, e quando lhe falei nisso no último fim-de-semana, ela disse apenas que já sabia da nossa posição. Eu acho que ela não vai ter coragem de dizer que não à dita pessoa, e depois na hora da verdade, espera que eu e o Bomboco não consigamos cumprir a nossa palavra. Mas engana-se.
Adiante.
Todos os anos, de modo a que não seja a minha avó a pagar tudo, dividem-se as compras da ceia de natal pelos membros da família pagantes (sim, mal eu tive um emprego, a minha tia incluiu-me imediatamente na dita conta). Escusado será dizer que essa pessoa nunca pagou um ano que fosse, nunca podia, nunca dava jeito, estava sempre a atravessar um mau momento.
E isto foi andando. Ora, este ano, nós só vamos lá almoçar, claro que acabamos sempre por comer e beber outras coisas, mas a refeição será apenas o almoço. Não obstante, quando a minha tia me falou do assunto, eu disse que sim senhora, que pagava, mas que não queria pagar as bebidas alcoólicas com excepção das que o Bomboco bebe, porque eu não bebo, e e eles gastam balúrdios em vinhos e outras bebidas que nem eu nem Bomboco bebemos, mas muito menos agora devido à gravidez. Nos outros anos eu sempre paguei tudo, mas tendo em conta que vem aí um bebé e as coisas não estão fáceis para ninguém, eu disse que não achava justo incluir-me na conta com os vinhos, que só isso ascende a mais de 300€. A minha proposta era de eu entrar na divisão, inclusivamente pagar por inteiro o sumo que compramos para mim, com excepção dos vinhos. A minha tia ficou toda ofendida, porque somos todos da mesma família, e o Natal é da família etc., etc., e que a vida também não era justa. Ao que eu respondi que sim senhor, que o bebé também é da família (infelizmente...), e que ninguém participa nas minhas contas de farmácia, ninguém ainda ofereceu nada para o bebé, e que não faz sentido eu nesta situação estar a pagar por uma coisa que evidentemente não posso consumir, e faz-me muita diferença.
Ela lá continuou ofendida mas eu mantenho a minha opinião. Que comprem vinhos mais baratos porra! Mas a minha família não, eles só gostam do melhor e mais caro, só que depois, é o que se viu no meu casamento em que dos meus cerca de 30 convidados, em que 20 eram família, 15 não deram qualquer prenda. Sim, leram bem. 15. Eu no outro post só falei do outro dito cujo porque foi o único que não me deu prenda e não me deu explicação. Mas a verdade é que no total, 19 pessoas não nos deram prenda nenhuma, e dessas 19, 15 eram da minha família.
A verdade é fodida e dura, mas eu só posso contar com muito poucas pessoas da minha família porque o resto é para esquecer. E se no meu casamento foi o que foi, e com o bebé será igual, porque hei-de eu pagar vinhos caríssimos só porque se lembram que é Natal, e que temos de estar todos juntos, e na ceia de Natal compra-se tudo do bom e do melhor, independentemente de quem paga?
Não estou para isso.
Estou mesmo pelos cabelos com esta minha família magnífica.

4 comentários:

GATA disse...

Vantagens de não ter família: não tenho esses problemas.

Anónimo disse...

Estou contigo!

Morango Azul

Clara disse...

E eventualmente vais deixar de lá ir, a tua família já é jeitosa (pelo que vais contando) portanto assim que o bebé chegar a atenção vai passar a centrar-se nele. E se os teus familiares não corresponderem ao que tu sentes que deve ser feito, acredita, não vais tolerar. Se já não tens medo de dizer o que pensas, com um filho vais ficar isso tudo vezes mil! (e eu vou adorar ler!)

Anónimo disse...

Nix!!!
e chamas a isso família!!