quinta-feira, 31 de julho de 2014

Cansei de brincar às micro empresas

Cansei. Eu já trabalhei em empresas muito grandes e agora trabalho numa muito pequena. Nunca conheci o meio termo. Mas agora, por experiência própria, por experiências que outras pessoas me contaram e algumas delas aqui através do blog, consigo facilmente decifrar que de longe prefiro trabalhar numa empresa gigante.
Sim, nas empresas gigantes pouca gente sabe o teu nome. Mas ninguém te manda aos CTT (e fazer outros recados mais chatos), a menos que seja essa a tua função. Nas empresas gigantes, por norma, pelo menos as que conheço e onde conheço gente a trabalhar, o ordenado cai certinho no respectivo dia. Este mês ainda não recebi e nem sei dar uma previsão de quando tal irá ocorrer. É uma instabilidade.
Nas empresas gigantes há seguro de saúde. Nas micro, dificilmente.
Nas empresas gigantes há várias oportunidades de crescimento. Nas micro, depende muito, mas não num prazo reduzido.
E muitas mais razões existem. Mas aquela que me tem feito revirar os olhos e arrepender-me da minha decisão de deixar o meu emprego antigo, e que muita gente relata como sendo um problema que também conhece de perto, é a fácil mistura entre o profissional e o pessoal. O patrão não tem qualquer pudor em pedir para tratar de assuntos pessoais. Não digo que isto aconteça em todas as micro empresas, mas pelo que sei, acontece em várias. Vejo também que muitas pessoas não estão a realizar as funções para as quais foram contratadas (estou nesse lote, escusado será dizer).
Posso dizer que aprendi a minha lição.
Eu tenho por norma o cuidado de dar valor às pessoas e às coisas, mas neste aspecto parece-me que falhei e não dei o devido valor ao meu emprego antigo. Era um dado adquirido. Sim, tinha e tem muitas desvantagens, muitas falhas. Porém, diferentes. E o pior? O pior meus amigos é que eu até gostava das minhas funções anteriores. Vejo isso bem agora. Se arrependimento matasse eu estaria mortinha da Silva.
Mas agora não vale a pena chorar sobre o leite derramado. Agora é ir à luta outra vez. E é essa a mensagem que vos queria deixar aqui hoje. Tal como me aconselharam, como me abriram os olhos, também vos digo, vão à luta. Se não estão bem, mudem-se. Mudem-se as vezes necessárias até estarem. Claro que há outros factores. Mas, dentro do possível, façam-no. Lutem, porque se não formos nós a lutar por nós próprios, ninguém o fará.
Cansei de brincar às micro empresas. Aprendi a minha lição. Já posso voltar?

1 comentário:

GATA disse...

Cada caso é um caso. Eu não trabalho numa micro-empresa, no entanto, por vezes, trato de assuntos pessoais do meu Grande Chefe. Mas são assuntos que requerem alguma reserva e não pagar as contas da água ou da luz.