quarta-feira, 11 de junho de 2014

As ofertas nos casamentos- Cenas de um casamento

Eu confesso que não sabia o que esperar relativamente às prendas de casamento.
Já tinha ouvido de tudo: envelopes em branco, cheques chorudos, bens que ninguém quer... Enfim.
Inicialmente estava assustada porque tinha muito receio que o dinheiro que tínhamos não chegasse (juntámos 95% do dinheiro relativo ao custo total do casamento- vestido, lua de mel, fato, copo de água, etc. etc.). Mas eu ainda tinha medo que os tais 5% não fossem oferecidos pelos convidados.
Mas felizmente foram.

Fiquei surpreendida pela positiva em alguns casos, e pela negativa noutros. Digo-vos, muitas vezes, quem mais dinheiro tem, é quem menos dá. Tive alguns casos de pessoas que eu pensava que iriam dar uma boa prenda, e na hora da verdade foi uma miséria. Outras pensei, que devido à situação profissional menos favorável que atravessam, sendo que eu já os tinha deixado à vontade para não se preocuparem com a prenda, que não fossem dar algo de relevo, mas acabaram por dar mais do que algumas outras pessoas com posses. Custou-me um bocado ver algumas pessoas a vangloriarem-se de terem comprado vestidos caríssimos para o casamento, quando depois deram bem menos de prenda. Preferi sempre fazer ao contrário. Mas isso sou eu.
E acreditem, isto vai acontecer-vos mais vezes do que gostariam em relação a algumas pessoas.

Ainda tive a espectacular experiência de um "familiar" meu, que nem deu nada, nem sequer a palmadinha nas costas. Pura e simplesmente não deu nada nem deu nenhuma explicação sobre o porquê de não ter oferecido. Foi, com o filho, comer à pala aqui da burra. Enfim, sem comentários, apesar de eu saber que dali já não podia esperar mesmo nada. Dali, nada de bom. Foi para mim a gota de água em relação a essa pessoa. Já nem quero estar no mesmo espaço que o dito. Convidei-o por favor à minha avó, mas se fosse hoje, não o voltaria a fazer. Não apenas pela falta da prenda, mas pela atitude, não falando ainda no facto de se ter embebedado e chateado bastantes dos presentes. Um verme.

Mas pronto, como vos digo, a vida das pessoas não anda em alta, e cada vez menos as ofertas de casamento são o que eram. Lembro-me de ouvir pessoas a dizer que as ofertas que tiveram deram para pagar o casamento e a entrada para uma casa. Desenganem-se, sim? Para vosso bem. Nós já íamos vacinados e não contámos com esse dinheiro para pagar o casamento (menos os tais 5% que sabíamos que de certeza iríamos receber).
O melhor conselho que vos posso dar, é que não contem com as prendas para pagar o casamento, pelo menos não na sua totalidade. Cada pessoa sabe os convidados que tem, mas cada vez menos as pessoas podem abrir os cordões à bolsa. Nós não ficámos mal na fotografia, mas acreditem, não chegou nem de perto nem de longe para pagar o casamento todo.
Só de pensar em algumas pessoas que contraem empréstimos para poderem casar, contando com o dinheiro que vão receber das prendas, até me dá calafrios...

2 comentários:

Karina sem acento disse...

Sinceramente, faz-me muita confusão quem faça empréstimos para se casar. Se não podem convidar 100, convidem 50. Se não pode ser uma festa toda pomposa, façam uma coisa mais simples. Não é uma festa enorme, cheia de pompa e circunstância que vai ditar a felicidade de um casamento. Mas pronto.
Em relação às prendas: concordo com o que dizes. Nós não estávamos à espera das prendas ou dinheiro das pessoas para pagarmos o casamento e também não chegámos a receber envelopes vazios. Mas aquelas que menos podiam dar, foram a que mais deram (cheguei até a ficar com "remorsos" e dificuldade em aceitar certas prendas). E recebemos não sei quantos vouchers da vida é bela - que acabámos por não conseguir usar nem metade...

GATA disse...

Nunca me casei (nem penso casar) mas desde que uma amiga de infância me ofereceu um marcador de livros - em papel! [porque há em madeira ou em metal, mas são mais caros, claro!] - como prenda de aniversário, já espero tudo de todos...