quarta-feira, 18 de junho de 2014

A proibição da mendicidade

Relativamente a esta medida, várias vozes se levantam contra a mesma.
Eu, tenho algumas dúvidas, mas na generalidade concordo com a proposta de lei.
A Noruega quer terminar com a mendicidade, que acredita estar ligada à criminalidade.
A medida prevê multas, prisão ou deportação. E sou obrigada a aceitar os argumentos que são apresentados a favor da lei. Ora se um país, como a Noruega (tenho colegas meus de curso lá a viver que me confirmam que é assim), dá todas as condições às pessoas para que estas não tenham de mendigar, então, porque o fazem?
Creio que a resposta terá origem no crime organizado de Leste.
Em Portugal, a questão põe-se de forma diferente, visto que o nosso Estado- Social não oferece as mesmas condições do congénere norueguês.
Mas mais uma vez afirmo: imigração para trabalhar, completamente a favor. Imigração para mendigar, cometer crimes, já não posso apoiar.
Infelizmente a imigração nem sempre tem como objectivo a procura de melhores condições de vida através de uma via legítima.

4 comentários:

cinquentinha disse...

Exacto se POrtugal oferecesse as mesma condições para não mendigar, era uma medida exemplar para por em prática!!

Karina sem acento disse...

Concordo com tudo o que aqui dizes!

S* disse...

Infelizmente é uma tristeza ver mendigos na rua... mas também tenho de admitir que as pessoas não podem andar a pedir na rua. Dá mau aspecto e pode ser perigoso. :(

Portuguesinha disse...

Eu tive anos a reflectir nisso e tenho de concordar com a lei. Afinal, as coisas como estão não ajudam ninguém nem fez diminuir os que mendigam nas ruas. Mais que não seja por um período de experimentação, esta lei tem de ser praticada para se entender os resultados. Até mesmo porque, proibidos de mendigar, as pessoas recorrem a quem as ajuda e até o Estado se vê na obrigação de agir de forma mais assertiva e eficiente. Talvez acabe-se de vez com os «rendimentos de inserção» que vão parar aos que têm outras fontes de rendimentos.

Muitas pessoas necessitadas não mendigam nas ruas. Outras o fazem e nem são tão necessitadas, simplesmente gostam desse extra e são boas nisso. Os "arrumadores de carros" ganham mais do que eu, que ando no salário mínimo e faço descontos! É claro que isto dá muito o que pensar.

No tempo de Salazar era proibido mendigar. Acho que ele tinha a visão do resultado dessa prática como a conhecemos hoje. Preguiçosos mendigam, gente que recebe subsídios e reformas, ainda que pequenas, mendigam, artistas vendem flores que estendem com gestos circenses aos transeuntes, tocam instrumentos ou fazem pequenos números de mímica ou de rua em troca de dinheiro. É uma forma diferente de «camuflar» as semelhanças com a mendigarem. Deviam-se registar os artistas que de facto o são e permitir que estes actuem nas ruas a troco de dinheiro. Mas de resto, sim, concordo com a proibição. Existem mafias e estas parecem se alastrar pelo território. É perigoso dar poder aos criminosos, que viram na mendigarem uma forma de exploração de pessoas em troca dos seus rendimentos. São como proxenetas donos de prostitutas. Por isso, venha a lei. Acho que vamos todos beneficiar dela.