segunda-feira, 31 de março de 2014

The Voice Portugal

Estreou ontem na RTP o programa The Voice Portugal. Passando à frente o critério da escolha dos jurados, que me parece manifestamente dúbio, creio que o objectivo do programa é a identificação de novos talentos musicais.
Ora ontem, apresentou-se no programa um senhor (creio que se chamava Júlio), que foi cantar uma música interpretada originalmente por Marco Paulo. A meu ver (sim, eu percebo qualquer coisa de música), o senhor cantava bem, era consistente e tinha uma voz agradável. Nenhuma das cadeiras dos jurados se virou.
Por outro lado, apresentaram-se no programa umas betunças de Lisboa, de nomes Constança e Benedita, que na minha opinião e na opinião de todos os presentes comigo à hora do programa, não cantavam bolha. Eram desafinadas, cada frase, cada prego. Mas a verdade é que mais do que um jurado virou a cadeira nos momentos em que as senhoras cantaram.
Para mim, estas duas betinhas não tinham passado e o outro senhor tinha. Mas ele cometeu um erro crasso que as betunças não cometeram: cantou uma música de um cantor popular português. Se tivesse ido cantar Elton John, por exemplo, acredito que tivesse passado. Assim, ficou pelo caminho.
Porque a verdade é uma, os jurados desses programas de caça talentos (aka treta), gostam muito de ser democráticos e pedem frequentemente que os candidatos cantem em português. Quando alguém o faz e bem, cantando uma música de índole mais popular, não avança.
Para mim, isto é simples, chama-se preconceito. O senhor mesmo disse que o estilo dele provavelmente não se enquadrava no formato do programa. Mas não é o formato do programa encontrar boas vozes?
Convenhamos que Mikael Carreira é um dos jurados, cantor este que canta algo entre o popular/ lantino, e sendo ainda que seu pai, Tony, é um conhecido cantor popular.
Ora, se o povo gosta é do popular (hello, festival da canção?), porque motivo as pessoas que têm coragem de ir cantar abertamente esse estilo de música, não passam?
Preconceio. Simples.

3 comentários:

Anónimo disse...

Concordo contigo e pensei exactamente o mesmo quando vi/ ouvi a actuação do senhor. E mais, achei até que o júri encarou aquilo com algum gozo.

Veruska disse...

As betunças não cantavam assim tão mal, mas o senhor era absolutamente fantástico. Concordo!

barcelence disse...

Não vi o episódio mas bastou o teu relato. O juri desse tipo de concursos,na sua soberba sofre, não raro, de imensa ignorância: confunde um concurso de intérpretes ( cá está, de vozes ), com um concurso de músicos. Não é um concurso de músicos, se o fosse, julgar-se-iam letras, melodia e afins e penalizar-se-ia consequentemente o pimba. Já a voz e performance tanto se demonstram em ópera como em karaoke de Shakira. Parabéns pelo blog é mt fixe.