segunda-feira, 22 de julho de 2013

Síndrome de Porteira

Há gente que padece daquilo a que eu chamo de Síndrome de Porteira. Gente que só está bem a bisbilhotar a vida dos outros. Hoje, ao entrar para a empresa, o senhor da segurança pergunta-me o nome, a empresa e o que venho fazer. Eu respondo. Depois, lá achou que eu teria imenso tempo livre e vai daí começa a fazer-me perguntas como há quanto tempo eu trabalho na empresa, se ele já me tinha conhecido, em que é que consiste o meu trabalho, porque é que eu vim para este trabalho... Isto. E eu, o mais educadamente possível, lá me fui esquivando às questões, sempre de sorriso amarelo na cara.
Estas pessoas querem sempre saber o máximo possível da vida dos outros. A questão da utilidade de informação para elas não se põe, pois elas querem é saber. E comentar. E ver. E especular.
E eu confesso que me irrita um bocadinho esta atitude, logo eu que sou extremamente reservada e gosto pouco que os outros saibam da minha vida. E pior, que teçam comentários e especulações sobre a mesma, e que depois esses comentários infundados, essas não verdades, se espalhem por aí e passem a ser consideradas verdades. De certeza que já vos aconteceu.
Por estes motivos eu tento sempre fugir das pessoas que apresentam o Síndrome de Porteira. Mesmo as que têm efectivamente essa profissão.

Sem comentários: