quarta-feira, 19 de agosto de 2015

As cólicas

As cólicas são um assunto muito recorrente quando falamos em bebés até aos cerca de 3/4 meses de idade. Não, não são um assunto fantasioso, existem mesmo, e formam-se devido à acumulação de gases e imaturidade do intestino dos bebés. Por norma, ocorrem a partir das 3 semanas. No caso do David, foi precisamente a partir das 3 semanas que elas, as malditas, atacaram em força. Lembro-me de pensar, quando estávamos a chegar às 3 semanas e ele não mostrava ainda sinais de cólicas, que poderíamos ser uns afortunados, até porque ele sempre fez muito bem cocó. De um dia para o outro, tudo mudou. Tivemos dias e noites infernais. Sobretudo noites. Eles contorcia-se todo, coitadinho, vermelho, a gritar, notavam-se que eram gritos de dor, e eu aflita, já não sabia bem o que lhe fazer.
Ele gritava, franzia a testa, contorcia as pernas... E eu só queria tirar-lhe as dores e passá-las para mim. Mas não tinha como. O pediatra receitou colimil e vagopax (nenhum comparticipado, preparem-se, no mundo dos bebés, nada é comparticipado...), sendo que o último é apenas para usar em último recurso mesmo, pois é um relaxante muscular. Felizmente, ele foi tendo cada vez menos cólicas, até que desapareceram por completo. O que resultou connosco?
- Um frasquinho de colimil por dia;
- Massagens preventivas das cólicas- são mesmo isso, preventivas. Não resultam do dia para a noite, mas fazendo todos os dias, 1 ou 2 vezes por dia, nunca depois das refeições e nunca numa crise de cólicas, resultam a médio prazo. O David gosta muito.
- Biberões Dr. Brows- têm um sistema patenteado que ajuda a formação de ar no biberão (a verdade é que realmente nos outros biberões vejo mesmo as bolhinhas de ar e nos Browns isso de facto não acontece). Eu não posso afirmar com 1000% de certeza que foram estes biberões que tiraram as cólicas ao meu bebé, mas certamente não prejudicaram. Penso que terá sido a combinação destas 3 coisas.
Fica a imagem do biberão:

Outra coisa que ajuda o vosso bebé nas crises de cólicas?
Miminho, colinho, e muitaaa paciência.
Força. Vai passar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu só deixei de usar esse biberão agora aos 2 anos!!!

Morango Azul