quarta-feira, 6 de abril de 2016

Nem sei por onde começar, mas cá vai- Junk food e bebés

Li este estudo que afirma que existem bebés viciados em junk food. Nem queria acreditar no título, pois achei que era um exagero e seria mau demais. Mas depois abri o link, li o artigo e passei-me. Como é que há mães que conseguem fazer isto aos seus bebés?! Dar-lhes batatas fritas quando ainda nem sequer têm dentes? Dar-lhes coca cola em biberão? Fiquei escandalizada, a sério. Dentes de bebés que já nascem pretos e bebés com obesidade.
É isto que estas pessoas estão a fazer. O que é contraditório, na medida em que cada vez há mais informação, cuidados médicos e suporte às grávidas e às recém mamãs. Nas aulas de preparação para o parto, foi-me claramente explicado quais os alimentos permitidos e quais os proibidos. O pediatra, a mesma coisa. Por isso desculpem mas não, não entendo. Entendo que muitas destas mães não o queiram verdadeiramente ser, isso entendo. Entendo que comprar um hamburger e batatas fritas acabe por dar menos trabalho do que fazer convenientemente uma sopa, do que preparar uma refeição em condições. Entendo que ter filhos dá trabalho sim, e é necessário um espírito muito forte de abnegação e de sacrifício, pois apesar de ser a coisa mais maravilhosa de sempre, precisam de muitos cuidados, atenção, carinho, enfim, e outras tantas coisas.
Entendo que há pessoas que não mereciam ser mães.

Depois há pessoas que ficam chocadas com o meu método rígido no que respeita à alimentação do David. Que não percebem porque é que não lhe dou uma colher de mousse de chocolate "porque o menino está a olhar". Que não lhe dou uma amêndoa porque "só uma não faz mal". Que não o deixo comer batatas fritas porque "não faz mal nenhum". Não, o meu filho não come porcarias quando ainda nem sequer tem um ano. Sim, dou respostas tortas a quem acha que cria o meu filho melhor do que eu e a quem acha que "não faz mal" e quer à força intrometer-se onde não deve e acha que saberá melhor do que eu o que é melhor para o meu filho. Não, não sabem.
Porque se antigamente se fazia não sei o quê, problema deles, não tenho nada a ver com isso.
E depois admiram-se que eu fique cega e me dê a volta ao estômago, ao ver pessoas a oferecer bolos e chocolates a crianças de colo.
Tudo começa aqui. E se começar mal, depois é muito difícil endireitar.

3 comentários:

Anónimo disse...

Não sabias? Vê este documentário:

https://www.youtube.com/watch?v=R_Rof46gJbA

Anónimo disse...

Curioso, ainda hoje li este artigo
http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/o-acucar-e-o-maior-veneno-que-damos-as-criancas=f815340

Quando te vierem dizer para dares doces ao teu filho, atira com este artigo a' cara dessas pessoas.
Eu nao sou mae, mas custa-me ver darem doces e fritos e outras porcarias a um bebe. Nesse aspecto, se alguma vez tiver filhos, acho que vou ser como tu, rigida. E' preferivel virem dizer "coitadinho que esta a olhar" do que mais tarde "coitadinho, e uma crianca tao pouco saudavel"...

Ana Rita disse...

Boa noite. Desculpa o comentário e a opinião mas acho que nem 8 nem 80. Não é por uma colher de chá de mousse de chocolate que o teu filho vai ficar obeso ou desenvolver problemas no futuro. Como em tudo nesta vida tem que haver controlo e equilíbrio. Tinha eu apenas 3 dias de vida e o meu pai deu-me a lamber um bocadinho de chocolate (fê-lo com o maior carinho). Sou uma adulta saudável e já o era em bebé. Sei que é teu filho e quem decide és tu mas isto é apenas uma opinião. Felicidades para os 3!