segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Fico muitas vezes surpreendida com aquilo a que as pessoas dão valor

Um senhor, na casa dos 45/50 anos, gabava-se perante mim, de ter o 9.º ano de escolaridade e ganhar o triplo do meu salário. Que, segundo ele, era mais do que justo, porque "a juventude de hoje em dia não sabe nada e acha que por ter um curso superior sabe mais do que ele". Diga-se que eu não referi absolutamente nada sobre a situação do senhor, e muito menos insinuei que as pessoas da minha geração que são licenciadas, sabem mais do que ele que não é.
A conversa surgiu nesse sentido, e o senhor achou que era superior a mim, e que fez mais pela vida, porque efectivamente eu é que fui burra, porque andei a estudar tantos anos, e ele com o 9.º ano ganha bem mais do que eu. Pronto. Bom para si, foi o que lhe disse.
O que este senhor e outros não percebem, é que as oportunidades disponíveis para os tais jovens licenciados que não sabem nada da vida, não são hoje o que eram no tempo dele. E que ao contrário do nosso, o salário dele é intocável, porque em caso de problemas, ele é dos últimos a sair.
Não percebem, nem querem perceber ou dar valor.
É mais fácil simplesmente criticar a geração anterior.

1 comentário:

Karina sem acento disse...

Isto é como a história de quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha. É verdade que há muitos senhores com essa idade que sabem muito mais só com o 9º ano do que muitos jovens com licenciaturas. Mas, se por um lado é porque há jovens que andaram em faculdades que não valem nada ou porque são, simplesmente, incompetentes, por outro lado também não podem gozar da experiência que um homem de 50 anos deve ter. Daí a generalizar que todos os homens de 50 anos só com o 9º são muito mais competentes e sabichões que todos os jovens licenciados, é ridículo. Por norma, quem se gaba assim dessa maneira, é porque sabe que tem o rabinho assegurado.