quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Ahhhhhrrrr como odeio!

Aqueles homens que pensam que o trabalho doméstico é exclusividade da mulher. "Não é trabalho de homem", dizem eles. "Ir às compras? Isso não é de homem!", reagem quando lhes afirmo que Bomboco, que é homem, confirmo, faz em casa tanto ou mais do que eu.
Não há trabalhos de homem ou de mulher. Há coisas que precisam de ser feitas e cada um, mediante a disponibilidade e a capacidade que tem, vai realizando as tarefas.
E explicar isso a tipos casmurros, com ideias feitas, no início dos 30/fim dos 20, que nem sequer namoram e ainda moram em casa dos pais? Pois...
Eu tentei, mas eles ficaram na deles. Não dá. Ainda lhes mostrei esse argumento, mas não. Quero lá saber, para a próxima nem me chateio.
Mas aqui entre nós fico sem perceber como é que pessoas da minha faixa etária, altamente escolarizadas, demonstram esta mentalidade tacanha e pequenina, que raio de formação pessoal tiveram para acreditar que as mulheres devem ter o mesmo papel que tinham há 50 anos atrás.
Que quem manda na casa são eles. Que eles é que sabem.
E fazer perceber a esta cambada de ignorantes que não existe o "mandar"? Não há figura de autoridade, não há "chefe".
A vida de um casal é uma partilha, um compromisso, uma entrega total.
"Homens a sério não aspiram a casa", dizem. Ok. Façam-se homens e depois digam alguma coisa. Ou então não, nunca cresçam, e fiquem para ver o que vos acontece.

7 comentários:

cinquentinha disse...

É por isso tudo que esses pseudo-homens ainda moram em casa dos pais :O

Mg disse...

Tu cozinhas, eu como. Eu sujo, tu limpas.
Não é assim? :s

Amor XXS disse...

O mal é haver ainda mãezinhas que fazem distinção entre filhos e filhas. Elas começam a ajudar desde cedo enquanto os irmãos ficam a ver tv! E se eles são assim é porque as mulheres deixam. Tendo em conta que a mulher também trabalha fora de casa, eles deveriam ter mais compreensão e trabalhar em casa também. - Eu não digo que devem ajudar porque é dever deles, se sujam também têm que limpar.
Desde cedo que distribui tarefas cá em casa, se ele não fizer a parte dele também corre o risco de não fazer a minha (lá se vai o almoço!).

Bj*

GATA disse...

O meu pai, que era de uma (ou duas) gerações anteriores, era um homem muito à frente e era ela quem ia ao mercado fazer as compras. E cozinhava! E quantas vezes foi ele que me fez o almoço... Saudades!!!

Lois Lane disse...

Eles dizem isso enquanto não tiverem uma namorada e não forem viver com ela! Depois começam a fazer tudo! E se não for de livre vontade, é mesmo sob a ameaça do cabo da vassoura! lol

Anónimo disse...

Concordo com este último comentário. Ainda se faz uma grande distinção entre rapazes e raparigas. E tudo surge daí.
No entanto, acho que isto, aos pouquinhos, tem vindo a mudar.

Unknown disse...

Vinha aqui toda lançada dar a minha opinião, mas depois vi que a Lois Lane disse exactamente o que eu penso em relação a este assunto!;)
Sem duvida que ela tem razão... eles só cantam lá no poleiro, enquanto não aparece a tal!... ;)