segunda-feira, 13 de abril de 2015

O inacreditável acontece na Segurança Social

Hoje fui à Segurança Social. É sempre um bom sítio para passarmos um tempo, se não tivermos com que nos entreter. Valha ao menos o atendimento prioritário.
A minha visita tinha como objectivos alterar a minha morada, e saber se a minha baixa de risco já tinha sido diferida. Não é possível alterar a morada, dizem-me. Apesar de já a ter alterado no registo civil, dizem-me que tenho de esperar que eles comuniquem a mesma à SS. Pergunto quanto tempo demora. Não sabem. Ninguém sabe. Bom, assunto seguinte.
Pergunto se a minha baixa já foi processada. Dizem-me que sim, para não me preocupar porque vou receber no dia 23. Tranquila, começo a levantar-me até que a funcionária da SS me diz "vai receber para o banco X". E eu fico estarrecida porque não tenho conta no banco X há pelo menos 5 anos. E explico que quando entreguei os papéis para a baixa, entreguei também um pedido de alteração de NIB, precisamente porque não sabia se o meu NIB estava ou não actualizado. A senhora diz-me que não sabem de pedido de alteração de NIB nenhum. Ninguém viu, ninguém alterou, ninguém nada.
Os valores que tenho a receber foram processados para o meu NIB antigo e agora não há maneira nenhuma de parar o processo. Altero-me. Enervo-me. Pergunto quando me devolvem o dinheiro. Dizem-me que não sabem. Que o dinheiro agora foi processado para o banco X, que eles não podem interromper o processamento, e só quando o banco devolver esse dinheiro à SS, é que eles podem voltar a processar para me pagarem. Dizem que todo este processo não demora menos de 1,5/2 meses. Até lá? Bem, até lá não recebo nada. Azarito. Enervo-me ainda mais. Digo que isto não pode ser, que é impensável. Chamam a chefe de repartição. A senhora repete tudo outra vez, frisando que não há nada que eles possam fazer. O mal está feito, ninguém alterou o NIB a tempo.
Dizem-me ainda que quando nascer a criança, tem de se ir lá pedir o subsídio de parentalidade. Que este processo pode demorar entre 2 a 4 semanas para ser analisado. Portanto, é bem possível que passem mais 1 ou 2 processamentos em que o valor do subsídio não vá para pagamento.
Não sabem quando vou receber o que quer que seja.
Ninguém pode resolver nada.
Enervo-me mais um bocado e isto é uma merda porque não me posso enervar.
Dizem-me, na SS, que esta situação já aconteceu com mais não sei quantas grávidas. Enervo-me ainda mais porque não percebo como situações destas continuam a acontecer e ninguém faz nada para as resolver, ninguém quer saber. As coisas passam-se e ninguém assume responsabilidade de nada, o processamento não pode ser parado. A grande máquina Estatal é cega e não corrige erros.
Vou ao banco. Dizem-me que não se pode reabrir uma conta que já foi fechada, ainda por cima há tantos anos. Dizem-me também que não podem fazer nada, que o sistema, ao receber aquele dinheiro, observa que a conta de destino é inválida, e automaticamente faz a devolução à SS.
Ninguém pode fazer coisa nenhuma.

Estou aqui a pensar na minha vida, a pensar como vou pagar a renda, a água, a luz e restantes despesas dos próximos 2 meses. Nunca, em 10 anos, estive um mês sem receber um salário. Não tenho mais nenhuma fonte de rendimento. Sempre descontei, nunca tive uma baixa na vida.
E agora acontece isto, e vou passar dificuldades no mês em que o meu filho vai nascer, quando eu recebo o suficiente para não ter de andar a pedir dinheiro a ninguém, quando eu recebo o suficiente para ir ao supermercado e comprar carne e peixe, quando eu recebo o suficiente para pagar as minhas contas e não ter de passar por este sufoco.
Mas este mês, o mês de nascimento do meu filho, e o próximo, vou ter de andar a racionar. Vou ter de andar à míngua. Não porque não trabalhe, não porque fiquei a dever dinheiro à SS, como o sr. Primeiro Ministro. Não. Eu vou passar dificuldades porque um qualquer funcionário não alterou o meu NIB.
E é isto. E brinca-se assim com a vida das pessoas, como se elas fossem de papel.
Nunca pensei passar por isto. Não com um emprego estável e rendimentos certos. Não agora.
Não estivesse eu grávida e acho que tinha partido tudo em meu redor.

5 comentários:

Jovem $0nhador@ disse...

Eu prefiro nem comentar esses serviços para não dizer palavrões fortes...

Anónimo disse...

E não pediste o livro de reclamações?

Morango Azul

Teresa disse...

Eu compreendo a sua revolta! Uma pergunta, quando alterou o nib, não lhe deram um comprovativo?? Eu na ADSE alterei o meu e, assinei o original e deram-me uma cópia e nas Finanças a mesma coisa! Tenho os comprovativos! A SS tinha que lhe dar um!! E a história que eles dizem qua a máquina é cega, o TANAS!!A MÁQUINA SÃO AS PESSOAS QUE A MONTAM!!! Tenha Calma!!

Nanita disse...

Salvo erro, podes alterar o NIB diretamente na Segurança Social Direta (online) que julgo ter efeitos imediatos.
Espero ter ajudado.

Beijinhos

Timido disse...

Pois...
É mesmo assim, mesmo que tenhas o comprovativo não há nada a fazer, mas podes fazer já a alteração e no próximo mês já consideram o NIB correcto.
Entretanto digo-te já que enquanto eles analisam o processo da licença, continuas a receber a baixa, e depois fazem o acerto automaticamente... Pelo menos em Novembro passado foi o que nos aconteceu...

Quanto ao resto... Eu já me chateei, já escrevi umas poucas de vezes no livro de reclamações e nunca me valeu de nada... Neste momento até já perdi a esperança que paguem à minha mulher 12 dias de baixa por assistência enquanto o nosso filho ficou na NEO, e a que temos direito...